sábado, 25 de setembro de 2010

A ESPERANÇA QUE SE TORNOU REALIDADE

A esperança que se tornou realidade


“ Teima...é só teimar!!!
Dona Lindu



Eu venho dos bancos universitários da época negra da ditadura (1965 a 1970),convivi com pessoas atuantes que foram punidas por serem idealistas. Lembro das atividades do Centro Acadêmico da UCP, cujo presidente foi o João Bonifácio Cabral Junior, preso político, assim como a Clair Martins, minha amiga e mentora daquela época. Juntos fizemos a tomada da reitoria da federal em protesto contra a política de ensino.
Enfim, naquela época eu via os estudantes tomando a frente dos movimentos populares, na ânsia de ver a realidade social ser modificada.
Era a UNE liderando, Encontros de Estudantes tentando impor rumos ao país.
A ditadura militar se impunha prendendo, matando, destruindo grande parte da intelectualidade brasileira.
Saudades dos amigos, dos colegas, presos, torturados e “ desaparecidos” nos porões da ditadura.
Quis o destino que em 1979 eu fosse morar em Minneapolis nos Estados Unidos, sempre atenta às notícias do meu país, fui surpreendida ao ver a gigantesca reação dos trabalhadores à condição de vida que se apresentava . A liderança que apontava inconteste tinha o nome de um metalúrgico: Luiz Inácio da Silva, o Lula.
Fui, como milhões de brasileiros, testemunha de tudo que sucedeu.
Hoje, cinéfola como sempre fui, assisti o filme “ Lula, o filho do Brasil”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Fiquei tomada de pura emoção, não só por ter vivido esse tempo mas também pelo trabalho de sensibilidade e beleza do filme de Fabio Barreto. Me dei conta da estatura de Glória Pires, como atriz, que talento, que maturidade, que entrega na interpretação de Dona Lindu.Me dei conta, também, de que Lula é o resultado da educação guiada pela intuição , bondade e força dessa mulher e mãe, que retrata a todas nós mães, que lutamos, sozinhas para criar nossos filhos, e que temos êxito e orgulho por vermos nossas missões cumpridas.
Brilhante a atuação desse novo ator: Rui Ricardo Dias, que não imitou o Lula, não fez caricatura, apenas atuou com alma e coração.
Parabéns,Denise Paraná, autora do livro que deu origem ao filme. Que trabalho minucioso, autêntico, documental.!!!!
O filme mostra a trajetória incrível do menino pobre, pés descalços, vida difícil que só faz mostrar a importância de sua força interior que o fez Presidente da República do Brasil e um dos líderes mais respeitados do cenário mundial.
Mil loas ao filme, ao diretor, aos atores...mil loas à Dona Lindu que ensinou Lula a teimar, a não desistir diante das derrotas.
Termino com parte do discurso de posse de Lula, ao ser eleito Presidente pela primeira vez:
“ A nossa alegria é maior que nossa dor;
A nossa força é maior que nossa miséria;
A nossa esperança é maior que nosso medo”

Sueli Ataíde
25/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário